terça-feira, 2 de agosto de 2016

COISAS DA CHINA

Projeto de ônibus elevado é apresentado na China (Foto: Reprodução/CCTV)

Uma empresa chinesa construiu um projeto de ônibus elevado que não vai parar em engarrafamentos. Ele funcionará por meio de um sistema de trilhos que lhe permitirão andar acima dos automóveis particulares, informou a emissora governamental CCTV (assista ao vídeo).
O modelo de Ônibus de Passagem Elevado (TEB, na sigla em inglês) foi apresentado em escala de miniatura na 19ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim, onde os visitantes puderam observar um minúsculo TEB em funcionamento.
Este tipo de ônibus se movimenta através de trilhos que se situam entre si a uma distância de duas pistas para carros e a uma altura considerável, sustentado por duas paredes encaixadas nos trilhos.
O amplo espaço que fica abaixo do corpo do ônibus permite que os carros avancem sob a máquina, ou - se houver engarrafamentos - que o ônibus avance sobre eles.
Segundo os dados desta empresa de tecnologia divulgados à "CCTV", este transporte público teria uma capacidade de 1.200 pessoas por comboio.
Também assegura que o tempo de instalação é de um ano e que o primeiro começará a ser construído no final deste ano, na cidade de Qinhuangdao (província nordeste de Hebei).
Segundo a agência de notícias Xinhua, o TEB seria composto por quatro vagões ligados com comprimento total de entre 58 e 62 metros, uma altura de entre 4,5 e 4,7 metros e largura de 7,8 metros. O espaço inferior pelo qual passariam os veículos terá altura de entre 2,1 e 2,2 metros.

TERREMOTO NO BRASIL

Curitiba é atingida por tremor de terra Um tremor de terra foi registrado na região de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, na Região Merop...